De Lorenzi & Maffei

Matriz de Risco

E-mail Imprimir PDF

Matriz_de_RiscoA atividade empreendedora sempre se deparou com Riscos e Oportunidades inerentes aos negócios ou às escolhas realizadas no decorrer da história da organização.

Com o aumento da complexidade das operações, decorrente do crescimento e mesmo das próprias questões ligadas ao desenvolvimento tecnológico, tornou-se necessária uma metodologia para ordenar os conceitos e estabelecer critérios mais objetivos para a medição e gerenciamento dos riscos.

A resposta a isto veio com o COSO-ERM, estabelecendo conceitos que permitem a construção de uma filosofia de gestão de riscos alinhada com a realidade de cada empresa.

Nosso trabalho é adaptar à realidade de diferentes empreendimentos estes conceitos, criando uma ferramenta simples e extremamente útil de gestão de riscos, fundamental para a boa tomada de decisão.

    O trabalho pode ser composto pelas seguintes etapas:
  • 1. Mapeamento de processos
  • 2. Avaliação de riscos de processo
  • 3. Criação de um dicionário de risco
  • 4. Conclusão da matriz de riscos e do manual para avaliação e gestão dos mesmos

Em qualquer caso, o trabalho inclui capacitação dos gestores para assumir o processo. Recentemente, lançamos o programa de treinamento de campo, em que um profisisonal experiente realiza o trabalho com a equipe, transmitindo conceitos através da elaboração conjunta da estrurura de uma matriz de riscos.

 

seta vermelha Voltar para CONSULTORIA                                                                                                                                                                                            Ir para TREINAMENTOS seta azul

 
You are here: Home CONSULTORIA IMPLANTAÇÃO DE MATRIZ DE RISCO